Oi Meninas, tudo bem com vocês?
Outubro já começou e particularmente é o mês que eu mais gosto, acho que é por causa do meu aniversário e da primavera (só acho ... :P)
E esse mês em específico tem um ar de quero mais, de ir além. Quem leu o título já sabe: O mês Rosa.
Mais o que é esse mês rosa afinal de contas? É só mostrar alguns itens rosas que marcaram a minha vida?
O mês rosa vai muito além de itens rosa para mostrar (não estou recriminando quem faz isso, mas pelo que eu já vi por aí, meio que perdeu a sua essência), é um mês inteiro dedicado na prevenção do câncer de mama. Esse câncer atinge muitas mulheres no Brasil e simples gestos como o auto exame e uma mamografia a partir dos 40 anos diminuem a evolução da doença e aumentam muuuito as chances de cura. Nos casos de histórico familiar a atenção deve ser em dobro, ok?
Eu dei uma rápida pesquisa sobre esse movimento e olhem o que eu achei:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. (http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm)
Em vários locais pelo SUS é feito esse exame de forma gratuita. Sim, eu sei que pelo SUS pode demorar alguns meses, mas pelo menos depois daqueles meses você terá o seu exame, diagnóstico e tratamento se for o caso. Por isso sem desculpas para se cuidar.
Vários movimentos em todo o mundo ficam iluminados de rosa.Durante esse mês lindo e rosa (hehehe) vou deixar um banner sobre o Outubro Rosa aqui no Blog onde será direcionado para um site onde vocês poderão tirar as suas duvidas em relação ao câncer de mama.
Bom meninas, por hoje é só. Sei que fugiu um pouco do tema do Blog, mas acho que é meu dever como mulher passar essa mensagem adiante.
Beijokas e até logo!!
Bárbara Monteiro
O post ficou ótimo, precisamos de muita conscientização para este assunto, infelizmente ainda existe muitas mulheres desinformadas.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentasdeacucar.blogspot.com.br